Dia Internacional da Internet Segura

No mês de fevereiro, é comemorado o Dia da Internet Segura. Para ajudá-lo a navegar na internet de maneira segura, seja em seu computador ou celular, preparamos um guia com as principais dicas.

Internet segura

Phishing e Golpes por WhatsApp

O roubo de informações pessoais tem se tornado uma das formas mais comuns de criminosos agirem na internet. A técnica utilizada geralmente é enviar uma mensagem solicitando que você clique em um link para atualizar seus dados ou fornecer informações pessoais. Nós recomendamos que você nunca clique em links desconhecidos ou suspeitos em aplicativos de mensagens. Nenhuma empresa real faz campanhas na internet que obriguem os participantes a compartilhar seus contatos ou enviar uma mensagem para um número mínimo de amigos. Também é importante estar atento ao fornecer seus dados de login e senha para suas contas em redes sociais e aplicativos. Muitos criminosos criam páginas similares às originais para roubar suas informações. A internet foi criada para facilitar nossas vidas. Porém, é necessário ter cautela e tomar medidas para evitar fraudes.

Fraudes Digitais

Não acesse sua conta bancária na internet em redes públicas; Somente forneça suas informações pessoais em sites conhecidos e, em caso de dúvida, pesquise sobre a empresa em sites de reclamação; Desconfie de preços muito abaixo do mercado; Verifique se o site de comércio eletrônico que você está acessando é registrado e ativo junto à Receita Federal antes de finalizar uma compra; Quando utilizar seu cartão de crédito, verifique se o endereço do site possui o protocolo “https”.

Autenticação de Dois Fatores:

Para proteger seus acessos, habilite a autenticação de dois fatores em suas contas de e-mail. Isso aumentará a segurança de sua conta e dificultará o acesso por pessoas não autorizadas.

Não compartilhe conteúdo constrangedor ou violento

Não compartilhe fotos ou vídeos violentos ou constrangedores, especialmente em grupos de redes sociais ou WhatsApp. Isso é considerado crime por lei e pode prejudicá-lo mesmo se você participa de um grupo que compartilha esse tipo de conteúdo.

Proteja seu filho na internet

Com cada vez mais crianças tendo acesso a smartphones, é importante garantir um acompanhamento adequado do uso da internet. Em vez de proibir completamente o acesso, é importante monitorar as conversas e buscas online, além de manter uma comunicação aberta sobre o assunto. É recomendável também limitar os horários de acesso para que as crianças possam desenvolver outras habilidades fora do mundo virtual. Oriente as crianças a evitarem compartilhar informações pessoais na internet, incluindo fotos, vídeos e postagens que possam revelar sua localização ou hábitos. Eles devem ter cuidado ao usar serviços que compartilham sua localização

Nada de compartilhar fake news

É importante estar atento às fake news e verificar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las.

Mantenha seu sistema operacional atualizado

Mantenha seu PC ou smartphone atualizado para evitar invasões de hackers ou programas mal-intencionados. Instale um antivírus confiável e mantenha-o atualizado, especialmente se você usa sistemas operacionais Windows ou Android. Baixe aplicativos somente de fontes confiáveis para evitar problemas com a segurança de seus dados.

Adeque-se à LGPD

Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em agosto, todas as empresas, independentemente do porte ou atividade, precisam garantir a segurança de seus dados. Verifique como anda a segurança da informação na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima