fbpx

Facebook anuncia mudança no algoritmo: menos relevância para fanpages e mais para amigos e familiares

O comunicado foi feito por Mark Zuckerberg em seu perfil na rede social

O ano de 2018 começou com uma má notícia para empresas que divulgam conteúdos no Facebook.

Como anunciou Mark Zuckerberg em seu perfil pessoal ontem, 11 de janeiro, nos próximos meses o algoritmo da rede social vai priorizar ainda mais os posts de amigos e familiares em detrimento das publicações feitas por páginas.

Segundo o CEO, usuários do Facebook têm reclamado da quantidade de posts de empresas, marcas e veículos de comunicação em seus feeds de notícias. “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”, justificou.

Ele também contou que a rede social fez uma pesquisa e descobriu que, quando utilizadas para conexões com pessoas importantes, as mídias sociais podem contribuir para o bem-estar. “Sentimo-nos mais conectados e menos sozinhos, e isso tem relação com felicidade e saúde no longo prazo”, escreveu.

Por outro lado, diz que não pode ser tão benéfico aquilo que chama de consumo passivo de conteúdo — o que inclui assistir a vídeos ou ler artigos.

Como funcionará o feed de notícias a partir de 2018

Antes, o Facebook usava sinais como quantas pessoas reagem, comentam ou compartilham posts para determinar o quão no topo do feed de notícias eles aparecem.

Agora, segundo o comunicado postado no blog da companhia por Adam Mosseri, que cuida do feed de notícias, o Facebook tentará prever com quais posts você vai querer interagir, mostrando-os mais perto do topo do feed. A justificativa é que essas são publicações que inspiram discussões nos comentários. Além disso, posts de amigos e família serão priorizados em detrimento de posts de página.

Impacto na experiência dos usuários

O CEO disse que vai mudar o foco das equipes de produto, que antes buscavam mostrar conteúdos relevantes para as pessoas e agora devem focar em “ajudar você a ter mais interações sociais significantes”.

Para os usuários, a mudança é simples: mais posts de amigos, família e grupos e menos de empresas, marcas e veículos de comunicação.

O Facebook já vinha implementando mudanças desse tipo desde o ano passado, mas essa parece ser a mais radical delas. Se você deseja que seus posts apareçam no feed de notícias dos usuários, provavelmente precisará investir cada vez mais dinheiro em impulsionamento e anúncios.

“Algumas notícias ajudam a começar discussões sobre assuntos importantes. Mas, com muita frequência, assistir a um vídeo, ler uma notícia ou atualização de página é só uma experiência passiva”, diz.

O que isso muda para páginas

Páginas devem ver seu alcance, tempo que as pessoas passam vendo vídeos e tráfego diminuírem. O impacto deve variar de página para página, de acordo com fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Páginas fazendo posts com os quais as pessoas não interagem ou comentam devem ver quedas na distribuição.

Uma dica do Facebook é colocar como “ver primeiro” as páginas que você quer receber as atualizações. Influenciar seus seguidores a fazerem isso pode ajudar sua página a ser menos afetada.

Fanpages que geram conversas entre pessoas também vão aparecer mais no feed. “Por exemplo, transmissões ao vivo frequentemente levam à discussões entre quem os assiste no Facebook — de fato, vídeos ao vivo geram 6 vezes mais interações que vídeos regulares”, diz Adam Mosseri. No entanto, o Facebook vai continuar combatendo posts caça-engajamento.

Adam Mosseri reforçou a ideia de que os posts de página vão continuar aparecendo, ainda que menos.

Conclusão: não dependa somente do Facebook, construa sua base de Leads

Essa dica pode parecer introdutória demais, mas ainda assim é especialmente útil nesse momento. Tenha em mente que a sua audiência no Facebook não é exatamente sua e que uma leve mudança no algoritmo pode comprometer todos os seus resultados.

Já uma base de Leads não. Essa lista é sua e nela estão pessoas que deixaram os seus emails para serem contatadas depois. É o seu maior ativo de Marketing Digital.

O mesmo vale para o conteúdo. Por isso é importante produzi-lo para o seu site e blog, e não somente para as redes sociais.

Fonte: Resultados Digitais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Envie uma mensagem pelo WhatsApp agora

Escolha um de nossos representantes abaixo

Comercial
Comercial

Atendimento Comercial

Eu estou online

Eu estou offline

Suporte
Suporte

Atendimento Técnico

Eu estou online

Eu estou offline

Descubra mais sobre AGW

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Rolar para cima